Acesso Restrito a Associados:

Busca no site:
Compartilhe
Boletins

9º ENIFarMed – Boletim nº 5: inicia debates sobre novo cenário da indústria farmacêutica nacional

Data: 19/08/2015


O primeiro dia do 9º Encontro Nacional de Inovação em Fármacos e Medicamentos (ENIFarMed), que acontece nos dias 18 e 19 de agosto, em São Paulo, contou com a presença de representantes do Governo, da academia e da cadeira produtiva para debater temas importantes para a construção do novo Complexo Industrial da Saúde.


A sessão de abertura contou com a palestra de Roberto Nicolsky, diretor-presidente da Protec e superintendente do IPD-Farma, que falou sobre a importância de se estabelecer uma agenda de crescimento para o Brasil, para que o País consiga se desenvolver com base na inovação e supere a atual crise econômica.


Complementando o assunto, a plenária “Políticas de fomento, uso do poder de compras, e encomendas: perspectivas diante do cenário econômico atual” destacou as perspectivas positivas apresentadas pelo uso do poder de compras do Governo como fonte de fomento para a indústria da saúde e o sucesso dos acordos de Parcerias de Desenvolvimento Produtivo (PDPs).


A plenária foi moderada por Lelio Maçaira, presidente do Laboratório Laborvida e contou com a palestra de Reginaldo Arcuri, presidente-executivo do Grupo FarmaBrasil, que mostrou uma visão otimista com relação à indústria farmacêutica nacional. Os debatedores Pedro Palmeira, chefe do Defarma do BNDES, e Marcus Simões, do Mdic, destacaram a necessidade de priorizar a inovação no processo de produção para alcançar a competitividade.


Além disso, o evento também contou com sessões temáticas sobre temas importantes para o desenvolvimento da indústria farmacêutica nacional, como os esforços atuais para fomentar a pesquisa e desenvolvimento (P&D) e o acesso da população aos medicamentos para doenças negligenciadas. As ações para criar novos produtos a partir do patrimônio genético brasileiro, após a sanção do Marco da Biodiversidade e o atual momento do País no desenvolvimento de medicamentos biotecnológicos também foram assuntos amplamente debatidos.


A plenária “Internacionalização dos Laboratórios Farmacêuticos nacionais: acesso a novos mercados” teve como objeto de discussão as estratégias, dificuldades e mecanismos de fomento para laboratórios farmacêuticos nacionais que desejam se internacionalizar. Foram apresentadas iniciativas governamentais de incentivo à inovação e exemplos de empresas brasileiras que já vêm se destacando no exterior.


Participaram da plenária Marcio Falci, assessor para presidência científica da Biolab, Igor Bueno, da Finep, José Correia, da Abiquifi, Eduardo Cruz, da Axisbiotec, João Transmontano, da Biolotus Biotech e Maria Luisa Campos Leal, da ABDI.


O encerramento do primeiro dia do 9º ENIFarMed se deu com o lançamento do livro “Do protecionismo ao desenvolvimentismo - A indústria farmoquímica brasileira”, de Thaís Soares, Luciene Amaral, Helvécio Rocha e Alexandre Lourenço.



Serviço


9º Encontro Nacional de Inovação em Fármacos e Medicamentos (ENIFarMed)


Data: 18 e 19 de agosto de 2015


Local: Av. Rebouças, 600, Cerqueira César, São Paulo, SP


Inscrições em www.ipd-farma.org.br


(Fonte: Claudia Ramos, com informações de relatores do ENIFarMed, para Notícias Protec – 19/08/2015)



Enquete

Associados

ipd-farma
Av. Churchill, 129, Grupo 1101 – Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20020-050
Tel: (21) 3077-0800 - Fax: 3077-0812