Acesso Restrito a Associados:

Busca no site:
Compartilhe
Notícias

Complexo Industrial da Saúde debate novo cenário e perspectivas

Data: 17/08/2015

O Brasil vem sofrendo com uma grave crise econômica. Todos os setores produtivos têm enfrentado dificuldades para inovar e se manterem competitivos, tanto no mercado nacional quanto no internacional. Até a indústria farmacêutica do País, que tem apresentado expressivo crescimento nos últimos anos e já se posiciona entre os seis maiores mercados farmacêuticos mundiais, segundo estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), tem sentido os reflexos da crise e do contingenciamento de recursos públicos.

 

Por isso, o 9º Encontro Nacional de Inovação em Fármacos e Medicamentos (ENIFarMed), que acontecerá nos dias 18 e 19 de agosto, em São Paulo, vai apontar as prioridades e perspectivas para o novo cenário do Complexo Industrial da Saúde. O evento vai contar com a presença de representantes da academia, da cadeia produtiva e da cadeia de inovação, do Poder Executivo como Ministério da Saúde (MS), Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), além de ratificar a participação do Poder Legislativo na figura da Senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB/AM) e dos Deputados Osmar Terra (PMDB/RS) e Alceu Moreira  (PMDB/RS).

 

O 9º ENIFarMed irá dialogar sobre temas fundamentais para que o País se desenvolva em meio ao novo panorama da economia, suprindo os principais entraves ainda existentes, como a não utilização do arcabouço legal e a necessidade do fortalecimento das políticas de fomento e de incentivo à inovação junto aos processos de pesquisa e desenvolvimento (P&D). Diversos aspectos importantes do tema serão debatidos na plenária “Políticas de fomento, uso do poder de compras, e encomendas: perspectivas diante do cenário econômico atual”, que contará com a palestra de Reginaldo Arcuri, presidente-executivo do Grupo FarmaBrasil.

 

Além disso, outros temas relacionados à inovação e ao novo Complexo Industrial da Saúde no Brasil estarão em pauta no 9º ENIFarMed. Dentre as plenárias, serão abordados, além da questão das políticas de fomento, os temas internacionalização, cenário global da inovação e regulação do registro de inovações e preços. Adicionalmente, serão nove sessões temáticas que discutirão assuntos como biodiversidade brasileira, modelo de gestão para doenças negligenciadas, biotecnologia e biossimilares, novas alternativas para os estudos pré-clínicos, pesquisa clínica, cadeia de fitoterápicos, eficácia e segurança de produtos nanotecnológicos e propriedade industrial no setor farmacêutico.

 

O evento é uma realização da Sociedade Brasileira Pró-Inovação Tecnológica (Protec) em parceria com o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento de Fármacos e Produtos Farmacêuticos (IPD-Farma). O 9º ENIFarMed é um oferecimento do BNDES e conta com o patrocínio da Biolab, Cristália, Grupo FarmaBrasil e Sebrae, e apoio da Blanver, Capes, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Ministério da Educação e Governo Federal.

 

Serviço:


9º Encontro Nacional de Inovação em Fármacos e Medicamentos (ENIFarMed)

Data: 18 e 19 de agosto de 2015

Local: Av. Rebouças, 600, Cerqueira César, São Paulo, SP – Centro de Convenções Rebouças

Inscrições em www.ipd-farma.org.br

 


(Fonte: Claudia Ramos para Notícias Protec – 17/08/2015)



Enquete

Associados

ipd-farma
Av. Churchill, 129, Grupo 1101 – Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20020-050
Tel: (21) 3077-0800 - Fax: 3077-0812