Acesso Restrito a Associados:

Busca no site:
Compartilhe
Boletins

9º ENIFarMed – Boletim nº 4: Modelo de gestão inova na P&D para doenças negligenciadas

Data: 12/08/2015


Os modelos de gestão para a inovação e as parcerias para atender as necessidades das doenças negligenciadas na América Latina são o tema da mesa moderada por Eric Stobbaerts, diretor executivo da Iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi) América Latina no primeiro dia da 9ª edição do ENIFarMed. Um dos destaques da sessão é o programa de Otimização de Compostos Líderes da América Latina (LOLA, pelas siglas em inglês de Lead Optimization Latin America).


O consórcio, dedicado aos primeiros estágios de pesquisa de novos medicamentos, tem o propósito de desenvolver medicamentos que possam ser administrados por via oral, sejam altamente eficazes, tenham baixa toxicidade e baixo custo contra a doença de Chagas e a leishmaniose.


A iniciativa da DNDi com o Laboratório de Química Orgânica Sintética da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) aprimora e testa compostos químicos in vivo contra Chagas e leishmaniose, segundo o coordenador do laboratório, Luiz Carlos Dias. A molécula, é testada em diversos países e instituições, envolvendo parceiros como AbbVie, Pfizer, USP São Carlos, LMPH da Universidade da Antuérpia, TPH Suíça, Drug Discovery Unit da Universidade de Dundee, Sandexis e Wuxi.


Com abordagem mais pragmática, a fase de descoberta de medicamentos torna-se mais curta e menos dispendiosa. É possível maximizar o sucesso das campanhas de triagem e minimizar as chances de erro nas fases seguintes de identificação de compostos líderes (ou hits) e o processo de otimização destes compostos. No longo prazo, as metas e expectativas se expandem com a finalidade de responder à necessidade de descobertas inovadoras para o tratamento das doenças negligenciadas.


LOLA é exemplo de um modelo de gestão virtual que caracteriza a DNDi, uma parceria para desenvolvimento de produtos (PDP) criada em 2003 e que tem apresentado resultados importantes na última década, funcionado com parcerias internacionais, com indústrias farmacêuticas, instituições públicas de pesquisa, academia, governos e outras PDPs.


(Fonte: Notícias Protec, com informações da Unicamp – 12/08/2015)



Enquete

Associados

ipd-farma
Av. Churchill, 129, Grupo 1101 – Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20020-050
Tel: (21) 3077-0800 - Fax: 3077-0812