Acesso Restrito a Associados:

Busca no site:
Compartilhe
Notícias

Pesquisadora cobra mais esforços na prevenção e controle das doenças negligenciadas

Data: 26/06/2015

A pesquisadora brasileira Carolina Horta venceu este ano o prêmio International Rising Talents (Talentos Internacionais em Ascensão), da L'Oréal e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Ela foi reconhecida por descobrir um medicamento multifuncional para tratamento da Leishmaniose, que afeta cerca de 12 milhões de pessoas em todo o mundo.


Ao participar de uma conversa com internautas em uma rede social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a cientista afirmou que é necessário aumentar os esforços no País na busca de medicamentos mais eficazes. Com isso, será possível avançar na prevenção e controle das doenças negligenciadas - causadas por agentes infecciosos ou parasitas e consideradas endêmicas em populações de baixa renda.

 

"Precisamos avançar na prevenção e controle da doença. A descoberta de novos medicamentos eficazes contra todas as formas da doença, inclusive nos cães, irá nos ajudar a chegar a este objetivo", afirmou Carolina sobre a busca de cura para Leishmaniose.

 

A pesquisadora comanda o Laboratório de Planejamento de Fármacos e Modelagem Molecular na Universidade Federal de Goiás (UFG). Além de ter sido premiada este ano, em 2014 foi uma das sete vencedoras do prêmio Para Mulheres na Ciência, também oferecido pela L'Oréal e a Unesco, em parceria com a Academia Brasileira de Ciências (ABC). "Esse prêmio estimula bastante as mulheres a continuarem na ciência", afirmou Carolina.

 

A ação com cientistas nas redes sociais faz parte das comemorações dos 30 anos do MCTI, com o objetivo de aproximar pesquisadores de destaque nos cenários nacional e internacional e a população em geral.


 

(Fonte: Agência Gestão CT&I, com informações do MCTI – 26/06/2015)



Enquete

Associados

ipd-farma
Av. Churchill, 129, Grupo 1101 – Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20020-050
Tel: (21) 3077-0800 - Fax: 3077-0812