Acesso Restrito a Associados:

Busca no site:
Compartilhe
Notícias

Artigo: Como ser voluntário em testes com seres humanos?

Data: 08/06/2015

Muitas pessoas desejam participar de uma pesquisa médica, mas essa é uma decisão importante e que deve ser bem pensada. Tanto pessoas saudáveis como aquelas com alguma doença podem e devem ser voluntárias. A primeira questão a verificar é: qual o objetivo da pesquisa - testar um novo medicamento, uma vacina, analisar características de uma doença sem interferir no tratamento? Depois: que tipo de voluntário a pesquisa requer - qual a idade, saudáveis ou já em tratamento, etc? Em seguida, para evitar o abandono durante os testes: o que a pesquisa vai exigir do voluntário - quantas visitas à clínica, exames, tratamentos, etc?


Para analisar tudo isso e muito mais, o candidato a voluntário vai receber do pesquisador e sua equipe um documento contendo muitas informações: o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Sem isso, nenhuma pesquisa em seres humanos pode ser feita e, antes de assinar e dar o consentimento, o candidato deve ter todas as suas dúvidas esclarecidas pelo pesquisador. As pesquisas são muito importantes para o progresso da Medicina e os pesquisadores fazem o possível para que os riscos e desconforto aos participantes sejam os menores possíveis, mas essa é sempre uma pergunta que deve ser feita: corro algum risco? Qual?


Infelizmente, no Brasil não existe um bom lugar para buscar quais as pesquisas que estão em andamento. Por isso, se você tiver interesse em ser voluntário, o melhor é conversar com seu médico.


Algumas dicas são dadas pelo médico Dr. Eduardo Motti, em seu livro, disponível para download em: http://www.trialsntraining.com/website/publicacoes/Pesquisa%20em%20Seres%20Humanos%20EMotti.pdf.


Eduardo Motti é médico, formado pela Universidade de São Paulo (USP), com Mestrado em Doenças Infecciosas. Trabalha como consultor e coach executivo na Trials & Training

 


(Fonte: Notícias IPD-Farma – 08/06/2015)



Enquete

Associados

ipd-farma
Av. Churchill, 129, Grupo 1101 – Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20020-050
Tel: (21) 3077-0800 - Fax: 3077-0812