Acesso Restrito a Associados:

Busca no site:
Compartilhe
Notícias

Macaé, RJ, abre inscrições para curso teórico e prático de Biotecnologia

Data: 13/02/2015

Estão abertas as inscrições para o minicurso teórico e prático "Biotecnologia: ensinando e desmitificando". O módulo será oferecido para educadores que lecionam as disciplinas de Biologia, Ciências, Física e Química, em Macaé, no interior do estado do Rio. As inscrições seguem até a próxima quinta-feira (19/02). O objetivo do curso é reforçar a formação dos profissionais da Educação, principalmente daqueles que atuam em laboratórios de Ciências.

As inscrições devem ser feitas na sala 220 da secretaria de Educação, que funciona na Rua Antero Perlingeiro, 402, Centro ou pelo endereço eletrônico cprofor@yahoo.com.br. 

A primeira aula será dia 25 deste mês e será ministrada no laboratório de Biotecnologia Vegetal do Núcleo de Desenvolvimento em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental (Nupem), polo Barreto da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A Biotecnologia envolve diferentes técnicas de manipulação de culturas de células e tecidos de origem animal e vegetal, de micro-organismos, permitindo a análise molecular e aplicação de técnicas de clonagem vegetal e engenharia genética.

O Nupem está localizado na Avenida São José do Barreto, 764, no bairro São José do Barreto, atrás do Centro de Convenções. As aulas vão acontecer uma vez ao mês nos dias 18 de março, 24 de abril, 20 de maio e 10 de junho. Para fazer parte das aulas, os professores devem usar jalecos, além de roupas e sapatos fechados.

O módulo vai abranger palestras e aulas práticas e vai abordar em sua primeira parte "Noções de Biossegurança em laboratórios". Já a segunda parte vai destacar o tema "Preparo de soluções de rotina". O terceiro assunto que será abordado será "Preparação de amostras para cultivo in vitro de plantas".

Já na área prática, o curso vai enfocar no primeiro momento, assuntos como utilização de equipamentos de segurança em laboratórios, uso de equipamentos de proteção individual e coletivo, além de equipamentos comuns em um laboratório de pesquisa. O módulo também vai abranger questões como utilização de vidrarias no laboratório, pesagem de materiais (utilização de balança de precisão) e aferição de pH em diferentes soluções.



(Fonte: G1 – 13/02/2015)



Enquete

Associados

ipd-farma
Av. Churchill, 129, Grupo 1101 – Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20020-050
Tel: (21) 3077-0800 - Fax: 3077-0812