Acesso Restrito a Associados:

Busca no site:
Compartilhe
Notícias

Vital Brazil inaugura nova área de produção de soro e laboratório

Data: 04/12/2014

O Instituto Vital Brazil inaugura, na próxima sexta-feira (05/12), uma nova e moderna área que vai contemplar todas as etapas de produção de soro. Entre as vantagens do novo espaço, destacam-se o aumento da capacidade de produção, a redução do risco de contaminação microbiana e a melhoria da eficiência.


“O soro é feito em três grandes etapas: produção do plasma, produção do concentrado de imunoglobulina e envase de ampolas. A primeira parte é realizada na Fazenda Vital Brazil, na mais moderna central de produção de plasma do País, construída em 2010, e agora estamos em obra para adequar e unir as duas outras etapas para que o produto final seja ainda melhor” disse o presidente do Instituto, Antônio Werneck.


A área de produção de soros hiperimunes passou por um processo de revitalização para ficar de acordo com os parâmetros exigidos pela Superintendência de Vigilância Sanitária (Suvisa).


O Instituto é um laboratório oficial e fornece oito tipos diferentes de soros hiperimunes para o Ministério da Saúde, que inclui soros antipeçonhentos, antitetânico e antirrábico. Apenas em 2013, 206 mil ampolas foram entregues aos pacientes do Sistema Único de Saúde e ajudaram a salvar mais de 158 mil pessoas acidentadas, de acordo com os dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação.


Além da obra que vai melhorar todas as etapas da produção dos soros hiperimunes, o Instituto também investiu em compra de equipamentos que aumentarão a produção em 50%. Desde o dia 1º de setembro, todos os colaboradores envolvidos nesse processo estão em treinamento de normas, procedimentos e manuseio dos novos equipamentos.


Mais inaugurações


Também no dia 5 de dezembro, o Instituto Vital Brazil vai inaugurar o Laboratório de Artrópodos. O espaço tem como principal objetivo o desenvolvimento de biopesticida a partir de fungos para controle de aranhas de interesse médico. O Laboratório é fruto do Edital N0 03 / 2011 - Apoio à Inovação Tecnológica no Estado do Rio de Janeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) com contrapartida do Instituto. Conta com sete salas (laboratório geral, sala de cultivo e manipulação, sala de testes, sala de microscopia, lavagem e esterilização, recepção e escritório), em uma área de aproximadamente 100 metros quadrados. Outra estrutura que será inaugurada é o prédio do Centro de Estudo do Instituto, que passou por obras de reforma para readequação do espaço.


O Instituto


O Instituto Vital Brazil (www.vitalbrazil.rj.gov.br) é uma instituição de ciência e tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro ligado à Secretaria de Saúde. É um dos 21 laboratórios oficiais brasileiros, um dos quatro fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos e produtor de medicamentos estratégicos para o Ministério da Saúde.


 

(Fonte: Governo do Estado do Rio de Janeiro – 02/12/2014)



Enquete

Associados

ipd-farma
Av. Churchill, 129, Grupo 1101 – Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20020-050
Tel: (21) 3077-0800 - Fax: 3077-0812