Acesso Restrito a Associados:

Busca no site:
Compartilhe
Notícias

Pesquisa do Butantan sugere que molécula presente em carrapato pode ajudar no combate ao câncer

Data: 31/10/2014

Um dos transmissores de doenças mais perigosos do Brasil pode se transformar no agente de uma revolução no combate ao câncer. Pesquisadores do Instituto Butantan descobriram que uma proteína presente na saliva do carrapato-estrela (vetor da febre maculosa) era capaz de destruir tumores cancerígenos sem causar danos a células saudáveis. O estudo obteve sucesso em camundongos e coelhos e aguarda autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para testar a nova droga em humanos.

 

Os resultados obtidos na pesquisa indicam que há regressão significativa e até mesmo a cura de tumores no pâncreas, no rim e na pele. A coordenadora da pesquisa, Ana Marisa Chudzinski-Tavassi, porém, lembra que os testes em animais são feitos em ambiente totalmente controlado.

 

“(No laboratório) eu sei quanto injetei de molécula tumoral no animal, quanto tempo depois eu comecei a tratar. Isso não é a realidade de um paciente. Você tem que fazer isso (testar em humanos) para provar que a molécula funciona”, afirmou.

 

A descoberta da molécula, no entanto, foi uma surpresa. Segundo a pesquisadora, a equipe buscava novos anticoagulantes quando se depararam com os resultados. Ao mudar o foco da pesquisa, o Instituto Butantan solicitou a patente em território nacional e internacional, pois não havia registro dessa molécula. Nas etapas seguintes, os pesquisadores estabeleceram uma metodologia de produção escalonável.

 

“Se vamos ter uma nova molécula, temos que ter um sistema de produção que dê conta, para virar de fato um medicamento”, explicou Ana Marisa. Além disso, foi feita a formulação, que é a transformação da molécula em produto e todos os testes funcionaram a contento até agora.


 

(Fonte: Agência Gestão CT&I, com informações da Agência Brasil – 31/10/2014)



Enquete

Associados

ipd-farma
Av. Churchill, 129, Grupo 1101 – Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20020-050
Tel: (21) 3077-0800 - Fax: 3077-0812