Acesso Restrito a Associados:

Busca no site:
Compartilhe
Notícias

Até 2020 bioeconomia receberá investimento de 78,6 bilhões de euros

Data: 28/10/2014

A União Europeia (EU) deve investir, até 2020, cerca de 78,6 bilhões de euros no ecossistema da bioeconomia, a maior aplicação de recursos do bloco em pesquisa e inovação de todos os tempos. A informação foi confirmada recentemente por representantes da delegação da UE no Brasil. Especialistas do setor de biotecnologia no País apontaram a iniciativa como uma tendência nos próximos anos.

 

“Queremos envolver o Brasil nesse espaço de construção coletiva. E pensando no futuro, pretendemos encarar as necessidades da sociedade do futuro”, afirmou Piero Venturi, representante da delegação da União Europeia no Brasil.

 

A União Europeia possui acordos de cooperação com 30 países em áreas associadas à bioeconomia, e o objetivo é ampliar essas relações. Segundo Venturi, 75% da indústria europeia investiu 3,7 bilhões de euros em parcerias público-privadas que desenvolvem pesquisas de exploração oceânica para geração de energia, agricultura sustentável e inovação em áreas correlatas.

 

Sobre experiências práticas de investimento e análise de risco em negócios biotecnológicos, Fernando Reinach, sócio-gestor do Fundo Pitanga, afirmou que a bioeconomia vai promover a próxima revolução tecnológica. “Nessas mudanças de paradigma, o novo produto tem que ser tão melhor e mais viável que o antecessor.”

 

O diretor de Políticas e Estratégia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), José Augusto Fernandes, reforçou a importância de como este panorama no Brasil poderá nortear as próximas ações da indústria. “A bioeconomia é uma realidade e uma fonte inesgotável de possibilidades de crescimento. Existem nichos com taxas de retorno adequadas, de negócios importantes e tecnologicamente revolucionários. Nosso desafio é, de um lado, remover obstáculos. De outro, desenvolver competências por meio de ciência, tecnologia e inovação”, concluiu Fernandes.



(Fonte: Agência Gestão CT&I, com informações do Portal da Indústria – 27/10/2014)



Enquete

Associados

ipd-farma
Av. Churchill, 129, Grupo 1101 – Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20020-050
Tel: (21) 3077-0800 - Fax: 3077-0812