Acesso Restrito a Associados:

Busca no site:
Compartilhe
Notícias

IBM e Fiocruz vão desvendar mistérios do genoma no País

Data: 23/10/2014

A IBM, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiozcruz) e a University of New South Wales, da Austrália, vão trabalhar juntas para comparar os genes de uma variedade de formas de vida por meio do projeto “Desvendando Mistérios de Genomas”. A iniciativa fará cerca de 20 quatrilhões de comparações de 200 milhões de genes subjacentes a uma grande diversidade de organismos. Esse esforço, normalmente exigiria que um PC consumisse 40 mil anos para a realização de cálculos contínuos, mas o poder computacional do World Community Grid reduzirá a tarefa para meses de trabalho, dizem.

 

O projeto vai buscar entender as semelhanças genéticas de diferentes formas de vida pode permitir aos cientistas produzir compostos para novos medicamentos, materiais ecológicos, plantações mais resistentes, além de ar, água e energia mais limpos. Além disso, processará sequências de proteína das mais diversas formas de vida, em especial microrganismos, devido à sua onipresença e importância.

 

Criado e gerenciado pela IBM há quase uma década, o World Community Grid fornece a capacidade de processamento ociosa dos computadores e dispositivos móveis de voluntários do mundo todo, durante o período em que os aparelhos não estão sendo utilizados. O software recebe, completa e retorna pequenas tarefas para os cientistas, acelerando o trabalho em centenas de anos e proporcionando uma capacidade quase ilimitada para trabalhar grande quantidade de dados, sem qualquer custo. 

 

De acordo com Alcely Barroso, diretora de Cidadania Corporativa da IBM Brasil, neste ano, a IBM Brasil registrou a adesão de 25 empresas ao programa para doar a capacidade de processamento de seus dispositivos quando estão ociosos. “Na América do Sul já alcançamos quase 16 mil organizações parceiras. Atualmente, são cerca de 670 mil voluntários do World Community Grid em todo o mundo”, enumera. 

 

A Fiocruz reunirá dados de referência das proteínas da biodiversidade que foram formatadas para o projeto. E também vai contribuir com dados de metagenômica. Os pesquisadores podem apresentar propostas de projetos de pesquisa à IBM para receberem esse recurso sem custo e a companhia convida o público a doar seu poder de computação ocioso para fazer parte dos esforços do projeto.


 

(Fonte: Saúde Business 365 – 22/10/2014)



Enquete

Associados

ipd-farma
Av. Churchill, 129, Grupo 1101 – Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20020-050
Tel: (21) 3077-0800 - Fax: 3077-0812