Acesso Restrito a Associados:

Busca no site:
Compartilhe
Notícias

FAP constrói nova fábrica e poderá exportar a vacina contra a tuberculose

Data: 05/09/2014

A Fundação Ataulpho de Paiva (FAP) completou 114 anos de combate à tuberculose, no último dia 4 de agosto, alçando voos ainda mais altos para o futuro. A empresa constrói uma fábrica em Xerém, em Duque de Caxias, para aumentar a produção de BCG e exportar a vacina contra a tuberculose para países pobres onde a doença ainda é endêmica. O projeto também inclui ampliar a fabricação de medicamentos. A FAP produz também o Imuno BCG, usado no tratamento contra o câncer superficial de bexiga.


Única a produzir a vacina contra a tuberculose no País, a FAP fabrica, anualmente, cerca de 15 milhões de doses da BCG intradérmica, atendendo 100% da demanda nacional. A BCG brasileira, ou BCG Moreau Rio de Janeiro, é considerada reagente de referência mundial pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 2012, quando foi estudada por 16 laboratórios certificados pela OMS, em 13 países diferentes (representando todos os continentes). A vacina brasileira tem proteção elevada e menos efeitos adversos, comparada aos quatro reagentes e conhecidos pela OMS.


Com 9.656 m2 de área construída projetada, a nova unidade fabril da Fundação Ataulpho de Paiva (FAP), em Xerém (Duque de Caxias – RJ), tem o objetivo de produzir 60 milhões de doses anuais da Vacina BCG, além de Imuno BCG® , em conformidade com a norma de Boas Práticas de Fabricação, atendendo às agências sanitárias reguladoras nacionais e internacionais, e organizações internacionais como OMS. A previsão é que a unidade seja inaugurada até final de 2015.


A construção da nova unidade fabril é viabilizada por recursos da própria FAP, de convênios firmados com o Ministério da Saúde – Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos e Fundo Nacional de Saúde -, além de financiamentos da Finep e do BNDES.


Nesses últimos 20 anos, a Fundação realizou inúmeros trabalhos de atualização da vacina, resultando no desenvolvimento de outro produto, com uma função bem dispare do combate à tuberculose, em 2006: o Imuno BCG, medicamento contra o câncer superficial de bexiga.

 

 

(Fonte: Jornal da Ciência – 03/09/2014)



Enquete

Associados

ipd-farma
Av. Churchill, 129, Grupo 1101 – Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20020-050
Tel: (21) 3077-0800 - Fax: 3077-0812