Acesso Restrito a Associados:

Busca no site:
Compartilhe
Notícias

Farmanguinhos oferece Doutorado Profissional na área farmacêutica

Data: 15/02/2019

O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) vai oferecer o primeiro Doutorado Profissional do Brasil na área farmacêutica. A aprovação foi anunciada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Desta forma, a unidade passa a contar com um Programa de Pós-graduação em Gestão, Pesquisa e Desenvolvimento na Indústria Farmacêutica, que inclui o Mestrado Profissional e dois doutorados nesse segmento (Profissional e Acadêmico). Além de Farmanguinhos, o Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz Pernambuco) também obteve a aprovação do Doutorado Profissional, só que em Gestão em Saúde.

 

“Farmanguinhos é uma instituição que cobre toda a cadeia produtiva de um medicamento. A unidade atua desde a pesquisa de base, passando por desenvolvimento até chegar à produção propriamente dita. Portanto, essa conquista vai ao encontro da nossa estratégia de disseminação do conhecimento e de qualificação de profissionais que atuam em cada etapa desse processo produtivo”, frisa o diretor Jorge Souza Mendonça.

 

A previsão é de que a primeira turma comece no segundo semestre de 2019. “Agora somos um Programa de Pós-graduação, o único no Brasil na área de Farmácia. Temos Mestrado e Doutorados com as mesmas linhas de outrora: Gestão Tecnológica da Pesquisa e Desenvolvimento na Indústria Farmacêutica; Pesquisa e Desenvolvimento para Prospecção de Produtos Farmacêuticos”, explica o coordenador do curso Jorge Magalhães.

 

De acordo com o pesquisador, ambos os doutorados (profissional e acadêmico) são modalidades preconizadas pela Capes. “São cursos convergentes e não concorrentes, já que cada um visa a atingir um propósito distinto. De uma forma geral, a modalidade Profissional tem como objetivo resolver um problema da indústria sob as bases acadêmicas e científicas”, frisa.

 

Aposta da Educação

A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, que tem uma relação íntima com a área de conhecimento (já atuou como professora e foi vice-presidente da Fundação na área de Educação), ressalta que o Doutorado Profissional vai ao encontro da missão institucional. Ela destaca que o curso é uma iniciativa inédita que se traduz na integração da gestão, pesquisa e desenvolvimento na indústria farmacêutica. “Com caráter interdisciplinar e multiprofissional, seu objetivo é a formação de profissionais com um conjunto de habilidades que permitirá o desenvolvimento de competências que permeiam a cadeia da indústria farmacêutica e respectivas instituições de pesquisa”, observa.

 

O Programa de Pós-graduação

“Mais do que um curso, Farmanguinhos ganha um Programa de Pós-graduação, que inclui Mestrado e Doutorados Acadêmico e Profissional. Temos de valorizar essa conquista, porque estamos há muitos anos lutando por isso”, salienta a vice-diretora de Ensino, Pesquisa e Inovação do Instituto, Núbia Boechat.

 

Ela argumenta que os cursos a serem oferecidos partem de uma abordagem translacional. “Significa que a estrutura do nosso Programa de Pós-graduação contempla toda a cadeia produtiva de um medicamento, desde a pesquisa básica até o produto final”, enfatiza.

 

Para se ter uma ideia do comprometimento institucional com a difusão do conhecimento, nos últimos dez anos, Farmanguinhos criou duas pós-graduações de nível lato sensu: Tecnologias Industriais Farmacêuticas, e Gestão da Inovação em Fitomedicamentos (esta é a primeira do país na área de fitoterápico); e implantou o Mestrado Profissional. Agora, conta com dois Doutorados.

 

“Esse programa estava sendo preparado e esperado há muitos anos pelos pesquisadores de Farmanguinhos. Temos características únicas e estávamos formando nossos alunos em cursos do IOC (Instituto Oswaldo cruz) e da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Agora podemos formar um profissional completo, com o perfil único, que não será só especialista em sua área de atuação, mas que fará a integração entre as diversas áreas que compõem as etapas de descoberta e desenvolvimento de fármacos e medicamentos”, assinala a coordenadora de Educação de Farmanguinhos Mariana Conceição.

 

 

 

(Fonte: Labnetwork - 14/02/19)



Enquete

Associados

ipd-farma
Av. Churchill, 129, Grupo 1101 – Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20020-050
Tel: (21) 3077-0800 - Fax: 3077-0812