Acesso Restrito a Associados:

Busca no site:
Compartilhe

Eventos do Setor

Encontro com dermatologistas apresenta novidades no tratamento de eflúvio telógeno

Data Início: 01/08/2014

O cabelo humano pode sofrer alterações no seu desenvolvimento, ocasionando queda ou retardo no crescimento normal, devido a anomalias causadas por problemas fisiológicos ou emocionais associados a possíveis fatores genéticos. Esse problema afeta tanto homens quanto mulheres e, nelas, o eflúvio telógeno é um dos quadros mais frequentes de queda de cabelo difusa não-cicatricial, ou seja, quedas de cabelo não ocasionadas por traumatismo, queimaduras químicas ou físicas ou exposição a agentes radioativos terapêuticos.

 

A crescente importância desse tema e o compromisso com a educação médica continuada levam a Biolab Farmacêutica a realizar o Expert Meeting “Novidades no tratamento do eflúvio telógeno: Evidências científicas apresentadas no EHRS e WCHR”, no dia 01 de agosto, em São Paulo, com a participação dos maiores especialistas em queda de cabelo do Brasil.

 

O painel terá palestra do Prof. Dr. Ricardo Romiti, um dos mais renomados profissionais do país sobre o tema, com doutorado na Alemanha e participação ativa nos mais importantes organismos internacionais do setor. Dr. Romiti apresentará conteúdo científico atual e consistente sobre novidades no tratamento do eflúvio telógeno, propostas pela European Hair Research Society (2012) e pelo World Congress for Hair Research (2013). A coordenação científica será do Prof. Dr. Luiz Roberto Terzian, professor de Dermatologia da Faculdade de Medicina do ABC.

 

Entenda o problema – O eflúvio telógeno representa a queda de fios em várias regiões do couro cabeludo, o que resulta na diminuição da densidade capilar. Esse quadro pode ser observado em casos de pós-parto, cirurgias, infecções, febre alta, anestesias, regimes de emagrecimento ou déficit alimentar, por exemplo, que ocasionam a entrada precoce dos fios de cabelo na fase telógena (de repouso e queda), causando perda acentuada e muitas vezes repentina de muitos fios de cabelo.

 

Esse distúrbio no ciclo de vida capilar consiste num tipo de queda reversível, mas que requer cuidados dermatológicos. Como, em muitos casos a apresentação é subclínica, a verdadeira prevalência é desconhecida e provavelmente subestimada. Na sua forma aguda, ela pode gerar grande ansiedade nas pacientes afetadas, que devem ser controladas com diagnóstico e tratamentos assertivos. Por isso, é necessário o diagnóstico mais detalhado, para que sejam administradas as substâncias corretas para um tratamento eficaz.

 

Programação

“Expert Meeting – Novidades no tratamento do eflúvio telógeno: Evidências científicas apresentadas no EHRS e WCHR”, dia 01 de agosto de 2014 – Meliá Jardim Europa (Rua João Cachoeira, 107, São Paulo/SP)

09h00 – Welcome coffe

9h30 às 12h15 – Programação científica

Coordenação Científica

Prof. Dr. Luiz Roberto Terzian - Dermatologista pela UNIFESP – EPM; Mestre pela FMUSP-HC; Professor de Dermatologia da Faculdade de Medicina do ABC; Responsável pela cirurgia micrográfica de Mohs.

Palestrante

Prof. Dr. Ricardo Romiti - Dermatologista pela Universidade de São Paulo – HC; Doutorado pelo Ludwig-Maximilians Universitat de Munique – Alemanha; Coordenador dos Ambulatórios de Psoríase, Colagenoses e Tricologia do Departamento de Dermatologia do HC-USP; Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD); International Psoriasis Council (IPC); European Society of Cutaneous Lupus Erythematosus (EUSCLE) e Sociedade Latinoamericana de Psoríase (SOLAPSO).

12h15 – Almoço de confraternização

 

Sobre a Biolab Farmacêutica (www.biolabfarma.com.br): Indústria farmacêutica de capital privado e 100% nacional, a Biolab foi fundada em 1997 e consolida sua trajetória com base no compromisso de oferecer saúde e qualidade de vida à população brasileira. Líder em vendas e em prescrição de medicamentos para Cardiologia, ocupando a 4ª posição em vendas para Dermatologia, a companhia também atua, com relevância, nas áreas de Ginecologia, Ortopedia, Reumatologia e Pediatria, e mantém portfólio de mais de 100 produtos. Com um dos centros de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) mais modernos do Brasil e um time de cerca de 100 profissionais dedicados exclusivamente a esta área - entre eles mestres, doutores e especialistas -, a Biolab conta atualmente com 38 novas moléculas em teste, 89 Projetos de Inovação Incremental e 5 Projetos de Inovação Radical, além de 220 patentes requeridas para aprovação. A farmacêutica está entre as 10 maiores empresas no ranking de medicamentos vendidos sob prescrição médica e apresenta desempenho crescente, resultado de parcerias com universidades, laboratórios e centros de pesquisa nacionais e internacionais. A Biolab mantém sólida política de responsabilidade social, expressa por meio de projetos que atendem milhares de pessoas e promovem a arte, a cultura, o esporte e a educação.



Setor: Eventos
E-mail: ipd-farma@ipd-farma.org.br
Telefone: (21) 3077-0800


Enquete

Associados

ipd-farma
Av. Churchill, 129, Grupo 1101 – Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20020-050
Tel: (21) 3077-0800 - Fax: 3077-0812