Acesso Restrito a Associados:

Busca no site:
Compartilhe

Eventos IPD-Farma

4º ENIFarMed

Data Início: 24/08/2010

Data Término: 25/08/2010

Local: Centro de Convenções Rebouças da Fundação Faculdade de Medicina, USP, São Paulo

Programa  |  Boletins  |  Apresentações  |  Relatório Geral

 

O ENIFarMed, cujo tema central vem sendo “Inovação no Complexo Industrial da Saúde” desde sua primeira edição, trouxe um conceito inovador ao setor, pois foi concebido para formar a base para a construção de uma tecnologia nacional em fármacos e medicamentos e ao diálogo cooperativo entre a área produtiva e a do conhecimento. Sua última edição foi realizada nos dias 24 e 25 de agosto de 2010, no Centro de Convenções Rebouças da Fundação Faculdade de Medicina, USP, São Paulo, sendo precedido, no dia 23 de agosto, pelos cursos de “Patentes em Fármacos e Medicamentos” (realizado pelo INPI) e “Projetos de Inovação Tecnológica” (realizado pela Protec). O encontro reuniu 338 pessoas de todo o alicerce do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CIS), como pesquisadores de universidades, centros de pesquisa, profissionais de P&D e inovação da indústria e toda a cadeia produtiva, empresas de consultoria, representantes do governo de alto escalão e seu corpo técnico, profissionais de renome internacional, estudantes e jornalistas, dentre outros.

 

 O tema “Inovação no Complexo Industrial da Saúde” foi mantido por ser o foco do objetivo do ENIFarMed. O tempo adequado para debate proporcionou momentos de reflexão e de validação de propostas, permitindo o acompanhamento dos desdobramentos. Além da adequação do tempo ao debate, outra grande melhoria introduzida em 2010 foi o acompanhamento dos temas antes, durante e depois do encontro, com a participação dos moderadores como coordenadores dos Painéis (dinâmica iniciada na 3ª edição, mas muito fortalecida neste ano) e da equipe de jornalistas Race Comunicação, que deu assessoria de imprensa e cobertura ao evento de forma inédita. Nesta 4ª edição, o trabalho dos organizadores culminou com a elaboração do Relatório Geral de Resultados e Desdobramentos, abaixo disponibilizado, que apresenta da forma mais sintética possível idéias e sugestões para a reconstrução de toda a cadeia produtiva, em especial os IFAs e excipientes que desde a década de 90 foram paulatinamente sendo substituídos por produto importado mais barato e muitas vezes de qualidade duvidosa. A discussão sobre genéricos também evidenciou a falha na teia produtiva nacional e a necessidade de consolidação das parcerias para o desenvolvimento produtivo e aplicação da Portaria MS nº 3031/08.

 

A articulação em “rede” foi apontada em diversos momentos como sendo a solução para a pesquisa e o desenvolvimento de produtos inovadores. Necessidades em nível regulatório e de propriedade industrial, além de formação de preços, foram identificadas neste Relatório e constam resumidas na Conclusão do mesmo. Algumas na área de estudos pré-clínicos e de regulação da inovação foram formalizadas e encaminhadas em setembro e outubro, respectivamente, à ANVISA. Aguarda-se posicionamento por parte da agência. O papel de fomentador da inovação que o Estado deve manter também foi amplamente discutido.

 

O evento foi patrocinado por ABDI, BNDES, Capes/MEC, CNPq/MCT, MS/OPAS, Sebrae, Senai, Biolab, Cristália, Hebron, e Novartis, mas destaca-se a participação de pessoas como Reinaldo Guimarães (SCTIE/MS), Pedro Palmeira (BNDES), Carlos Gadelha (Fiocruz) e Nelson Brasil (Abifina), que estiverem presentes nas quatros edições do ENIFarMed. O acompanhamento do debate e a divulgação de informações correlatas vêm sendo realizados desde o primeiro dia do evento através do blog http://enifarmed.blogspot.com e do site www.ipd-farma.org.br.

 



Setor: ENIFarMed
E-mail: ipd-farma@ipd-farma.org.br
Telefone: (21) 3077-0800


Enquete

Associados

ipd-farma
Av. Churchill, 129, Grupo 1101 – Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20020-050
Tel: (21) 3077-0800 - Fax: 3077-0812